quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Boas Notícias para todos

Leitura Orante Lc 4,38-44

Jesus saiu da sinagoga e foi até a casa de Simão. A sogra de Simão estava doente, com febre alta; e contaram isso a Jesus. Aí ele foi, parou ao lado da cama dela e deu uma ordem à febre. A febre saiu da mulher, e, no mesmo instante, ela se levantou e começou a cuidar deles.
Depois de anoitecer, todos os que tinham amigos enfermos, com várias doenças, os levaram a Jesus. Ele pôs as suas mãos sobre cada um deles e os curou. Os demônios saíram de muitas pessoas, gritando:
- Você é o Filho de Deus!
Eles sabiam que Jesus era o Messias, e por isso ele os repreendia e não deixava que falassem.
Quando amanheceu, Jesus saiu da cidade e foi para um lugar deserto. Mas a multidão começou a procurá-lo, e, quando o encontrou, as pessoas não queriam deixá-lo ir embora. Mas Jesus disse: - Eu preciso anunciar também em outras cidades a boa notícia do Reino de Deus, pois foi para fazer isso que Deus me enviou. E ele anunciava a mensagem nas sinagogas de todo o país.

Jesus permanece firme e fiel

Na sinagoga Jesus libertara um homem possuído pelo espírito da doutrina dos fariseus. Agora liberta uma mulher, a sogra de Pedro, tomada pela febre da exclusão de gênero. Libertada, ela assume a prática característica do discipulado: o serviço. "Ao pôr do sol" termina o sábado. O povo, livre da observância sabática, acorre a Jesus transportando diversos tipos de doentes. Os excluídos, sem condições saudáveis de vida, são tomados pelas doenças, inclusive pelas doenças mentais, e ainda são possuídos e subjugados pela ideologia dos poderosos. Jesus os liberta. Pela manhã Jesus vai a um lugar deserto, certamente para orar (cf. Mc 1,35). É procurado pelas multidões que queriam retê-lo, no que se percebe a intenção de consagrá-lo como um messias. Contudo, Jesus parte, permanecendo firme e fiel à sua missão do anúncio da Boa-Nova do Reino de Deus, a ser feito a todos os povos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário