terça-feira, 21 de setembro de 2010

Jesus transforma e inclui o pecador

Leitura Orante
Mt 9,9-13

Jesus saiu dali e, no caminho, viu um cobrador de impostos, chamado Mateus, sentado no lugar onde os impostos eram pagos. Jesus lhe disse:
- Venha comigo.
Mateus se levantou e foi com ele. Mais tarde, enquanto Jesus estava jantando na casa de Mateus, muitos cobradores de impostos e outras pessoas de má fama chegaram e sentaram-se à mesa com Jesus e os seus discípulos. Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos:
- Por que é que o mestre de vocês come com os cobradores de impostos e com outras pessoas de má fama?
Jesus ouviu a pergunta e respondeu:
- Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Vão e procurem entender o que quer dizer este trecho das Escrituras Sagradas: "Eu quero que as pessoas sejam bondosas e não que me ofereçam sacrifícios de animais." Porque eu vim para chamar os pecadores e não os bons.

Jesus chama um publicano

Os três Evangelhos sinóticos narram o chamado de um publicano por Jesus. Em Marcos e Lucas, o nome do publicano é Levi. Já no Evangelho de Mateus o nome do publicano é também Mateus. Este detalhe induziu à interpretação tradicional de que o autor do Evangelho seja este publicano. O nome "Mateus" só reaparecerá na relação dos "Doze apóstolos", nos três sinóticos. Os publicanos eram os coletores de impostos a serviço dos administradores romanos, que na Galileia estavam sob a autoridade de herodes. Nesta condição chegavam a alcançar uma posição econômica favorecida. Porém eram excluídos da sociedade religiosa judaica. Os fariseus fazem pressão sobre os discípulos de Jesus, procurando desacreditá-lo devido ao fato de comer com publicanos e pecadores. Jesus proclama a sua opção pelos excluídos e marginalizados sob formas diversas. A fidelidade a esta proclamação implica a denúncia da injustiça que reina na sociedade e na busca da construção de uma sociedade justa e fraterna, como compromisso de nossa fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário