quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A missão dos doze apóstolos

Leitura Orante
Lc 9,1-6

Jesus chamou os doze discípulos e lhes deu poder e autoridade para expulsar todos os demônios e curar doenças. Então os enviou para anunciarem o Reino de Deus e curarem os doentes. Ele disse:
- Nesta viagem não levem nada: nem bengala para se apoiar, nem sacola, nem comida, nem dinheiro, nem mesmo uma túnica a mais. Quando vocês entrarem numa cidade, fiquem na casa em que forem recebidos até irem embora daquele lugar. Mas, se forem mal recebidos, saiam logo daquela cidade. E na saída sacudam o pó das suas sandálias, como sinal de protesto contra aquela gente.
Os discípulos então saíram de viagem e andaram por todos os povoados, anunciando o evangelho e curando doentes por toda parte.

Jesus envia seus discípulos

Os discípulos de Jesus, a partir de seu chamado, vão, progressivamente, sendo integrados por Jesus em seu ministério. A tarefa missionária desenvolve-se em três momentos: convocação (chamado), outorga de poder e envio para o anúncio. Jesus envia seus discípulos despojados de tudo. Semelhante despojamento podia ser encontrado entre os "carismáticos errantes", filósofos ou seus discípulos, que eram figuras conhecidas entre os gregos. Aí representavam a simples rejeição da maneira de viver da sociedade grega, acomodada e elitista. Para os discípulos de Jesus é diferente. Eles devem seguir despojados, entregues à providência daqueles que encontrarão nas casas, pelos caminhos. Pode-se considerar que se trata de um critério de seleção. Aqueles que se sensibilizarem e os acolherem estarão aptos para se integrarem, de imediato, no conjunto do discipulado, formando novas comunidades.
O sucesso da missão resulta da confiança e autoentrega dos enviados e da acolhida amorosa por parte dos destinatários, disponíveis para a solidariedade e para a comunhão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário