sábado, 18 de setembro de 2010

Boas sementes, bom terreno, bons frutos



Leitura Orante

Lc 8,4-15

Uma grande multidão, vinda de várias cidades, veio ver Jesus. Quando todos estavam reunidos, ele contou esta parábola:
- Certo homem saiu para semear. E, quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, onde foram pisadas pelas pessoas e comidas pelos passarinhos. Outras sementes caíram num lugar onde havia muitas pedras, e, quando começaram a brotar, as plantas secaram porque não havia umidade. Outra parte caiu no meio de espinhos, que cresceram junto com as plantas e as sufocaram. Mas algumas sementes caíram em terra boa. As plantas cresceram e produziram cem grãos para cada semente.
E Jesus terminou, dizendo:
- Quem quiser ouvir, que ouça!
Os discípulos de Jesus perguntaram o que ele queria dizer com essa parábola. Jesus respondeu:
- A vocês Deus mostra os segredos do seu Reino. Mas aos outros tudo é ensinado por meio de parábolas, para que olhem e não enxerguem nada e para que escutem e não entendam.
- O que essa parábola quer dizer é o seguinte: a semente é a mensagem de Deus. As sementes que caíram na beira do caminho são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém o Diabo chega e tira a mensagem do coração delas para que não creiam e não sejam salvas. As sementes que caíram onde havia muitas pedras são as pessoas que ouvem a mensagem e a recebem com muita alegria. Elas não têm raízes e por isso crêem somente por algum tempo; e, quando chega a tentação, abandonam tudo. As sementes que caíram no meio dos espinhos são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém as preocupações, as riquezas e os prazeres desta vida aumentam e sufocam essas pessoas. Por isso os frutos que elas produzem nunca amadurecem. E as sementes que caíram em terra boa são aquelas pessoas que ouvem e guardam a mensagem no seu coração bom e obediente; e, porque são fiéis, produzem frutos.


A Palavra é vida e comunicação de vida

Marcos e Mateus apresentam esta parábola e sua explicação dentro de uma coleção de várias parábolas. Lucas retira esta parábola da coleção e a coloca como preparação da cena que vem a seguir (Lc 8,19-21), na qual é mencionada a mãe de Jesus e seus irmãos. Aquele que ouve a Palavra e dá frutos pela perseverança, como a semente em terra boa, pertence à família de Jesus. A proclamação da Palavra e o ouvir não se limitam a simples emissão e recepção de sons. A Palavra é vida e comunicação de vida. Onde ela se faz presente há compaixão, solidariedade, partilha, suscitando a alegria de viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário