quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Jesus cura a sogra de Pedro


Leitura Orante
Mc 1,29-39


Logo depois, Jesus, Simão, André, Tiago e João saíram da sinagoga e foram até a casa de Simão e de André. A sogra de Simão estava de cama, com febre. Assim que Jesus chegou, contaram a ele que ela estava doente. Ele chegou perto dela, segurou a mão dela e ajudou-a a se levantar. A febre saiu da mulher, e ela começou a cuidar deles.
À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram até Jesus todos os doentes e as pessoas que estavam dominadas por demônios. Todo o povo da cidade se reuniu em frente da casa. Jesus curou muitas pessoas de todo tipo de doenças e expulsou muitos demônios. Ele não deixava que os demônios falassem, pois eles sabiam quem Jesus era.
De manhã bem cedo, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou, saiu da cidade, foi para um lugar deserto e ficou ali orando. Simão e os seus companheiros procuraram Jesus por toda parte. Quando o encontraram, disseram:
- Todos estão procurando o senhor.
Jesus respondeu:
- Vamos aos povoados que ficam perto daqui, para que eu possa anunciar o evangelho ali também, pois foi para isso que eu vim.
Jesus andava por toda a Galiléia, anunciando o evangelho nas sinagogas e expulsando demônios.

Jesus resgata da exclusão

Abandonando a sinagoga, depois de expulsar o espírito impuro de um homem, Jesus dirige-se à casa de Pedro (Simão). Lá resgata a sogra de Pedro de sua exclusão, expressa pela "febre". E é à porta da casa, e não na sinagoga, o novo lugar para onde acorre a cidade inteira. O grande número de doentes revela a precariedade de vida dos excluídos, e os demônios exprimem a ideologia da sinagoga que dominava a mente do povo. De madrugada, Jesus retira-se para orar. Embora queiram retê-lo em Cafarnaum, ele parte com seus discípulos proclamando a Boa-Nova por toda a Galileia e expulsando os demônios das sinagogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário