quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida

Leitura Orante
Mc 3,7-12


Jesus e os discípulos foram até o lago da Galiléia. Junto com ele ia muita gente da Galiléia, da Judéia, de Jerusalém, da Iduméia, do lado leste do rio Jordão e da região de Tiro e de Sidom. Todos iam ao encontro de Jesus porque ouviam falar a respeito das coisas que ele fazia. Jesus pediu aos discípulos que arranjassem um barco para ele a fim de não ser esmagado pela multidão. Pois ele estava curando tanta gente, que todos os doentes se juntavam em volta dele para tocá-lo. E as pessoas que tinham espíritos maus, ao verem Jesus, caíam aos pés dele e gritavam:
- O senhor é o Filho de Deus!
Mas Jesus proibiu duramente os espíritos de dizerem quem ele era.

Quem é Jesus de Nazaré

Marcos apresenta-nos um sumário da atividade de Jesus à margem do mar da Galiléia. O mar simboliza a abertura do ministério de Jesus para os territórios gentílicos, no além mar. Chama a atenção, neste sumário, as multidões vindas destes territórios vizinhos da Galiléia, ao encontro de Jesus. Marcos caracteriza, assim, o ministério de Jesus como que dirigido a todos os povos, não estando restrito ao exclusivismo do judaísmo. Dentre as multidões encontram-se alguns com "espíritos impuros", como aquele homem com "espírito impuro" na sinagoga de Cafarnaum . Jesus é identificado por estes espíritos como sendo o "Filho de Deus". Contudo há o risco de ser confundido, pelos judeus, com um messias poderoso para restaurar o reino de Israel. Jesus o rejeita.
Marcos, no desenvolvimento de seu evangelho, vai progressivamente levando as comunidades a compreenderem quem é Jesus de Nazaré, na sua humanidade e humildade, comunicando amor e libertando, abrindo o caminho da comunhão de vida eterna com o Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário