segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Jesus começa o seu trabalho na Galiléia

 
Mt 4,12-17.23-25

Quando Jesus soube que João tinha sido preso, foi para a região da Galiléia. Não ficou em Nazaré, mas foi morar na cidade de Cafarnaum, na beira do lago da Galiléia, nas regiões de Zebulom e Naftali. Isso aconteceu para se cumprir o que o profeta Isaías tinha dito:
"Terra de Zebulom e terra de Naftali, na direção do mar, do outro lado do rio Jordão, Galiléia, onde moram os pagãos!
O povo que vive na escuridão verá uma forte luz!
E a luz brilhará sobre os que vivem na região escura da morte!"
Daí em diante Jesus começou a anunciar a sua mensagem. Ele dizia:
- Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto!
Jesus andou por toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, anunciando a boa notícia do Reino e curando as enfermidades e as doenças graves do povo. As notícias a respeito dele se espalharam por toda a região da Síria. Por isso o povo levava a Jesus pessoas que sofriam de várias doenças e de todos os tipos de males, isto é, epiléticos, paralíticos e pessoas dominadas por demônios; e ele curava todos. Grandes multidões o seguiam; eram gente da Galiléia, das Dez Cidades, de Jerusalém, da Judéia e das regiões que ficam no lado leste do rio Jordão.

Reino dos Céus está próximo

Após ser batizado por João, Jesus permanece um tempo na Judeia. Depois da prisão do Batista, volta para sua terra, a Galileia, a qual é o espaço central de seu ministério. Aí se misturam gentios e descendentes de colonos e comerciantes judeus. Jesus retoma o anúncio de João Batista: "Convertei-vos, pois o Reino dos Céus está próximo".
Ensina também nas sinagogas, não muito numerosas na região. A Boa-Nova é para todos, a começar pelos gentios excluídos. Mateus escreve seu evangelho para um público constituído por cristãos convertidos do Judaísmo. Sua intenção teológica é mostrar-lhes que as esperanças suscitadas pelo Judaísmo encontram respostas na novidade de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário