segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A missão e os chamados

Leitura Orante
Mc 1,14-20


Depois que João foi preso, Jesus seguiu para a região da Galiléia e ali anunciava a boa notícia que vem de Deus.
Ele dizia:
- Chegou a hora, e o Reino de Deus está perto. Arrependam-se dos seus pecados e creiam no evangelho.
Jesus estava andando pela beira do lago da Galiléia quando viu dois pescadores. Eram Simão e o seu irmão André, que estavam no lago, pescando com redes. Jesus lhes disse:
- Venham comigo, que eu ensinarei vocês a pescar gente.
Então eles largaram logo as redes e foram com Jesus.
Um pouco mais adiante Jesus viu outros dois irmãos. Eram Tiago e João, filhos de Zebedeu, que estavam no barco deles, consertando as redes. Jesus chamou os dois, e eles deixaram Zebedeu, o seu pai, e os empregados no barco e foram com ele.

Jesus passa e chama


Hoje inicia-se a leitura sequencial ferial do evangelho de Marcos.
Os evangelistas, ao fazerem as narrativas do chamado de Jesus ao discipulado, recorrem ao mesmo estilo característico do Primeiro Testamento: Jesus passa e chama; o discípulo deixa tudo e o segue. É um estilo literário que apresenta em sumário um processo vital de relações de conhecimento e amizade entre Jesus e o discípulo e a adesão final. É o processo que ocorre hoje ao inserir-se em uma comunidade de fé e missão.
A grande característica do discipulado é a conversão. Assim como Jesus abandonou seu costumeiro modo de vida familiar em Nazaré após o encontro com João Batista, também os discípulos, encontrando Jesus, abandonam suas atividades profissionais e o convívio diuturno com seus familiares e companheiros de trabalho e põem-se a seguir Jesus O chamado a serem "pescadores de homens" parece relacionar-se com textos dos profetas Amós (4,2) e Ezequiel (29,4), onde a pesca do Senhor é o julgamento dos ricos e poderosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário