quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Jesus cura um leproso

Leitura Orante
Mc 1,40-45


Um leproso chegou perto de Jesus, ajoelhou-se e disse:
- Senhor, eu sei que o senhor pode me curar se quiser.
Jesus ficou com muita pena dele, tocou nele e disse:
- Sim! Eu quero. Você está curado.
No mesmo instante a lepra desapareceu, e ele ficou curado.
E Jesus ordenou duramente:
- Olhe! Não conte isso para ninguém, mas vá pedir ao sacerdote que examine você. Depois, a fim de provar para todos que você está curado, vá oferecer o sacrifício que Moisés ordenou.
Então Jesus o mandou embora. Mas o homem começou a falar muito e espalhou a notícia. Por isso Jesus não podia mais entrar abertamente em qualquer cidade, mas ficava fora, em lugares desertos. E gente de toda parte vinha procurá-lo.

O toque de Jesus cura

O leproso era uma vítima da exclusão legal em Israel. Devia apresentar suas roupas rasgadas e viver fora da cidade para sinalizar seu estado de impureza e não contagiar os outros. Na narrativa de Marcos a preocupação do leproso e a iniciativa de Jesus giram em torno do aspecto da "purificação". A meta é a libertação do leproso da sua impureza legal e favorecer a sua inclusão no convívio comunitário. Jesus, ultrapassando as barreiras, toca no leproso, o que implicaria em ele próprio tornar-se impuro. Jesus declara o leproso purificado, o que caberia a um sacerdote no Templo de Jerusalém. Não querendo ser interpretado como um simples taumaturgo, impõe silêncio ao purificado. Orienta-o a observar as prescrições legais junto ao sacerdote. Contudo o acontecimento da cura pelo toque de Jesus espalha-se. Ele fica fora da cidade, em lugares desertos, porém as multidões vêm a ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário