quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Jesus na sinagoga de Nazaré


Leitura Orante
Lc 4,14-22a


Jesus voltou para a região da Galiléia, e o poder do Espírito Santo estava com ele. As notícias a respeito dele se espalhavam por toda aquela região. Ele ensinava nas sinagogas e era elogiado por todos.
Jesus foi para a cidade de Nazaré, onde havia crescido. No sábado, conforme o seu costume, foi até a sinagoga. Ali ele se levantou para ler as Escrituras Sagradas, e lhe deram o livro do profeta Isaías. Ele abriu o livro e encontrou o lugar onde está escrito assim: "O Senhor me deu o seu Espírito. Ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres e me enviou para anunciar a liberdade aos presos, dar vista aos cegos, libertar os que estão sendo oprimidos e anunciar que chegou o tempo em que o Senhor salvará o seu povo."
Jesus fechou o livro, entregou-o para o ajudante da sinagoga e sentou-se. Todas as pessoas ali presentes olhavam para Jesus sem desviar os olhos. Então ele começou a falar. Ele disse:
- Hoje se cumpriu o trecho das Escrituras Sagradas que vocês acabam de ouvir.
Todos começaram a elogiar Jesus, admirados com a sua maneira agradável e simpática de falar.

Consagrado ao anúncio da Boa-Nova

Lucas, em seu evangelho, coloca em relevo o escândalo da divisão da sociedade em ricos e pobres. Jesus vem ao encontro destes pobres para resgatar-lhes a vida e a dignidade. O Espírito que já pairava sobre Jesus no Batismo, consagra-o para o anúncio da Boa-Nova, iniciado por João. É a chegada do Reino de Justiça, com a libertação dos pobres oprimidos.
Lucas apresenta a inauguração explícita do ministério de Jesus em uma sinagoga de Nazaré, com a leitura do texto de Isaías que fala no anúncio da Boa-Nova aos pobres e na libertação dos oprimidos. Jesus identifica-se com esta missão. Maria, por ocasião de sua visita a Isabel, conforme narrativa anterior de Lucas, já proclamara que seu Deus "depôs os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes; cumulou de bens os famintos e despediu os ricos de mãos vazias" (Lc 1,52-53).

Nenhum comentário:

Postar um comentário