terça-feira, 18 de agosto de 2009

Evangelho do dia - Advertência sobre o apego aos bens materiais


LEITURA ORANTE

Mt 19,23-30

Jesus então disse aos discípulos:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: é muito difícil um rico entrar no Reino do Céu. E digo ainda que é mais difícil um rico entrar no Reino de Deus do que um camelo passar pelo fundo de uma agulha.
Quando ouviram isso, os discípulos ficaram muito admirados e perguntavam:
- Então, quem é que pode se salvar?
Jesus olhou para eles e respondeu:
- Para os seres humanos isso não é possível; mas, para Deus,
tudo é possível.
Aí Pedro disse:
- Veja! Nós deixamos tudo e seguimos o senhor.
O que é que nós vamos ganhar?
Jesus respondeu:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando chegar o tempo em que Deus vai renovar tudo e o Filho do Homem se sentar no seu trono glorioso, vocês, os meus discípulos, também vão sentar-se em doze tronos para julgar as doze tribos do povo de Israel. E todos os que, por minha causa, deixarem casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou terras receberão cem vezes mais e também a vida eterna. Muitos que agora são os primeiros serão os últimos, e muitos que agora são os últimos serão os primeiros.

Comentário do Evangelho

Difícil um rico entrar no Reino!

Jesus manifestou seu amor ao jovem rico, porém este optou pelo amor ao dinheiro. Então Jesus faz uma advertência aos discípulos sobre o apego aos bens materiais. Eles, percebendo que a ideologia da riqueza está bastante enraizada nas mentes e nos corações, perguntam: "Quem, pois, poderá salvar-se?". Porém,
a Deus tudo é possível. O próprio Pedro, falando pelos demais, testemunha a sua conversão e a sua libertação da escravidão do dinheiro. O bem maior alcançado em Jesus supera tudo. A sedução por seguir a Jesus liberta do jugo do ter e das estruturas que alicerçam o império monetário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário