terça-feira, 4 de agosto de 2009

Evangelho do dia - Quando a fé balança




Leitura Orante

Mt 14,22-36

Logo depois, Jesus ordenou aos discípulos que subissem no barco e fossem na frente para o lado oeste do lago, enquanto ele mandava o povo embora. Depois de mandar o povo embora, Jesus subiu um monte a fim de orar sozinho. Quando chegou a noite, ele estava ali, sozinho. Naquele momento o barco já estava no meio do lago. E as ondas batiam com força no barco porque o vento soprava contra ele. Já de madrugada, entre as três e as seis horas, Jesus foi até lá, andando em cima da água. Quando os discípulos viram Jesus andando em cima da água, ficaram apavorados e exclamaram:
- É um fantasma!
E gritaram de medo. Nesse instante Jesus disse:
- Coragem! Sou eu! Não tenham medo!
Então Pedro disse:
- Se é o senhor mesmo, mande que eu vá andando em cima da água até onde o senhor está.
- Venha! - respondeu Jesus.
Pedro saiu do barco e começou a andar em cima da água, em direção a Jesus. Porém, quando sentiu a força do vento, ficou com medo e começou a afundar. Então gritou:
- Socorro, Senhor!
Imediatamente Jesus estendeu a mão, segurou Pedro e disse:
- Como é pequena a sua fé! Por que você duvidou?
Então os dois subiram no barco, e o vento se acalmou. E os discípulos adoraram Jesus, dizendo:
- De fato, o senhor é o Filho de Deus!
Jesus e os discípulos atravessaram o lago e chegaram à região de Genesaré. Ali o povo reconheceu Jesus e avisou todos os doentes das regiões vizinhas. Então muitas pessoas levaram doentes a ele, pedindo que deixasse que os doentes pelo menos tocassem na barra da sua roupa. E todos os que tocavam nela ficavam curados.

Comentário do Evangelho

Fé em Jesus

Esta narrativa encontra-se também no Evangelho de Marcos.
O seu sentido é inspirar o fortalecimento da fé em Jesus. Mateus acrescenta o episódio de Pedro andando sobre as águas, em que o destaque é a insegurança resultante da dúvida. Marcos, no seu Evangelho, realça a dificuldade dos discípulos em entenderem a missão de Jesus. Já no Evangelho de Mateus, os discípulos terminam reconhecendo Jesus como Filho de Deus, o que corresponde à intenção catequética de Mateus em provar à sua comunidade de origem judaica que Jesus é o messias por eles esperado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário