sábado, 8 de agosto de 2009

Evangelho do dia - Uma questão de fé



Leitura Orante

Mt 17,14-20

Quando eles chegaram perto da multidão, um homem foi até perto de Jesus, ajoelhou-se diante dele e disse:
- Senhor, tenha pena do meu filho! Ele é epilético e tem ataques tão fortes, que muitas vezes cai no fogo ou na água. Eu o trouxe para os seus discípulos a fim de que eles o curassem, mas eles não conseguiram.
Jesus respondeu:
- Gente má e sem fé! Até quando ficarei com vocês? Até quando terei de aguentá-los? Tragam o menino aqui!
Então deu uma ordem, o demônio saiu, e no mesmo instante o menino ficou curado.
Depois os discípulos chegaram perto de Jesus, em particular, e perguntaram:
- Por que foi que nós não pudemos expulsar aquele demônio?
Jesus respondeu:
- Foi porque vocês não têm bastante fé. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês tivessem fé, mesmo que fosse do tamanho de uma semente de mostarda, poderiam dizer a este monte: "Saia daqui e vá para lá", e ele iria. E vocês teriam poder para fazer qualquer coisa!

Comentário do Evangelho

A força da fé

Após a cena da transfiguração, no alto da montanha, Pedro, Tiago e João, com Jesus, voltam para junto da multidão. Os discípulos, que não conseguiram curar um menino com o demônio da epilepsia, vivem uma crise de fé. No menino, que "cai no fogo ou na água", podemos ver uma representação do mal e, ainda, uma alusão a Elias, com o carro e cavalos de fogo, e a Moisés, com a travessia do mar, que aparecem na transfiguração. Os discípulos estão
influenciados pela doutrina da sinagoga. Ainda têm uma visão superficial do significado de Elias e Moisés. Ainda não perceberam que o profeta e o legislador apontam para o "Filho amado" e estão a sua escuta. É pela fé que remove montanhas da velha tradição que criaturas frágeis compreendem e realizam o grande projeto de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário