segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Evangelho do dia - O conceito de vida eterna



Leitura Orante

Mt 19,16-22

Certa vez um homem chegou perto de Jesus e perguntou:
- Mestre, o que devo fazer de bom para conseguir a vida eterna?
Jesus respondeu:
- Por que é que você está me perguntando a respeito do que é bom? Bom só existe um. Se você quer entrar na vida eterna, guarde os mandamentos.
- Que mandamentos? - perguntou ele.
Jesus respondeu:
- "Não mate, não cometa adultério, não roube, não dê falso testemunho contra ninguém, respeite o seu pai e a sua mãe e ame os outros como você ama a você mesmo."
- Eu tenho obedecido a todos esses mandamentos! - respondeu o moço. - O que mais me falta fazer?
Jesus respondeu:
- Se você quer ser perfeito, vá, venda tudo o que tem, e dê o dinheiro aos pobres, e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga.
Quando o moço ouviu isso, foi embora triste, pois era muito rico.

Comentário do Evangelho

Quem tem Jesus, tem tudo!

A menção à "vida eterna" é rara nos sinóticos (Mt, Mc, Lc). O Evangelho de João refere-se à vida eterna um grande número de vezes, em lugar de Reino de Deus ou Reino dos Céus, usados nos sinóticos. O conceito de vida eterna exprime melhor o sentido de continuidade da vida presente, do que "Reino dos Céus". O jovem aspira ter a vida eterna. O cumprimento dos mandamentos tem apenas um alcance ético, encontrado também nas várias culturas. Jesus propõe ao jovem o caminho da perfeição. No Sermão da Montanha, encontramos a proclamação: "Deveis
ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito". Agora, Jesus explicita que a perfeição consiste em despojar-se das riquezas a favor dos pobres e segui-lo no cumprimento da vontade do Pai, que é a vida plena para todos.
A transferência para os pobres das riquezas acumuladas pelos ricos não é apenas uma questão individual, mas uma proposta ampla, no nível estrutural da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário