sábado, 15 de agosto de 2009

Evangelho do dia - Inclusão das crianças



Leitura Orante

Mt 19,13-15

Depois disso, algumas pessoas levaram as suas crianças para Jesus pôr as mãos sobre elas e orar, mas os discípulos repreenderam as pessoas que fizeram isso. Aí ele disse:
- Deixem que as crianças venham a mim e não proíbam que elas façam isso, pois o Reino do Céu é das pessoas que são como estas crianças.
Então Jesus pôs as mãos sobre elas e foi embora.

Comentário do Evangelho

O Reino é dos pequenos

Nos freqüentes contatos de Jesus com as multidões, estas lhe traziam os adultos enfermos, paralíticos, cegos, surdos-mudos e possuídos por espíritos impuros. Eram as numerosas vítimas da exclusão do sistema dominador. Este era, também, o futuro a ser esperado para as crianças. Agora, ao cortejo dos que são levados a Jesus, incluem-se as próprias crianças. A imposição das mãos de Jesus, acompanhada da oração, era uma esperança de que a elas fosse reservado um futuro melhor. A criança é também um dos integrantes do universo social dos fracos e
excluídos, formado pelos impuros, pecadores, pobres e gentios. Ainda mais, dentro da família, com freqüência, a criança é vítima indefesa da dominação possessiva e da violência inconsciente dos pais, que, por sua vez,
carregam a carga de um mundo de conflitos. "A pessoas assim [como crianças] é que pertence o Reino dos Céus." A observação de Jesus tem um duplo aspecto: o da inversão da ordem social e o da conversão interior dos discípulos.
A nova ordem social a ser implantada com o Reino não é a dos adultos conformados ou satisfeitos, empenhados na busca de sucesso, status e riqueza. Na nova ordem do Reino dos Céus estão integradas as pessoas simples, confiantes no Pai, comunicativas, em busca do novo, de um futuro promissor e de um mundo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário