terça-feira, 11 de agosto de 2009

Evangelho do dia - Maior é aquele que se faz pequeno


LEITURA ORANTE

Mt 18,1-5.10.12-14

Naquele momento os discípulos chegaram perto de Jesus e perguntaram:
- Quem é o mais importante no Reino do Céu?
Jesus chamou uma criança, colocou-a na frente deles e disse:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês não mudarem de vida e não ficarem iguais às crianças, nunca entrarão no Reino do Céu. A pessoa mais importante no Reino do Céu é aquela que se humilha e fica igual a esta criança. E aquele que, por ser meu seguidor, receber uma criança como esta estará recebendo a mim.
- Cuidado, não desprezem nenhum destes pequeninos! Eu afirmo a vocês que os anjos deles estão sempre na presença do meu Pai, que está no céu.
- O que é que vocês acham que faz um homem que tem cem ovelhas, e uma delas se perde? Será que não deixa as noventa e nove pastando no monte e vai procurar a ovelha perdida? Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando ele a encontrar, ficará muito mais contente por causa dessa ovelha do que pelas noventa e nove que não se perderam. Assim também o Pai de vocês, que está no céu, não quer que nenhum destes pequeninos se perca.

Comentário do Evangelho

O mais importante

Nos Evangelhos de Marcos e Lucas, esta questão sobre o maior no Reino dos Céus resulta de uma disputa competitiva entre os discípulos, que é rejeitada por Jesus. Em Mateus, ela simplesmente motiva a fala de Jesus sobre a subversão de valores: o maior é aquele que se faz pequeno e humilde como as crianças. É a humildade
que nos torna disponíveis para o serviço e a acolhida ao próximo, principalmente os mais carentes e necessitados. Os pequenos estão sob a proteção dos anjos do céu e sob os cuidados do Pai que está nos céus. Os discípulos, à semelhança de Jesus, são chamados para a comunhão com os excluídos, empobrecidos, discriminados e abandonados pelos sistemas de poder do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário