segunda-feira, 29 de março de 2010

Amor com a medida de Jesus

Jo 12,1-11

Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi ao povoado de Betânia, onde morava Lázaro, a quem ele tinha ressuscitado. Prepararam ali um jantar para Jesus. Marta ajudava a servir, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Então Maria pegou um frasco cheio de um perfume muito caro, feito de nardo puro. Ela derramou o perfume nos pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e toda a casa ficou perfumada. Mas Judas Iscariotes, o discípulo que ia trair Jesus, disse:
- Este perfume vale mais de trezentas moedas de prata. Por que não foi vendido, e o dinheiro, dado aos pobres?
Judas disse isso, não porque tivesse pena dos pobres, mas porque era ladrão. Ele tomava conta da bolsa de dinheiro e costumava tirar do que punham nela.
Então Jesus respondeu:
- Deixe Maria em paz! Que ela guarde isso para o dia do meu sepultamento. Os pobres estarão sempre com vocês, mas eu não estarei sempre com vocês.
O plano para matar Lázaro
Muitas pessoas ficaram sabendo que Jesus estava em Betânia. Então foram até lá não só por causa dele, mas também para ver Lázaro, o homem que Jesus tinha ressuscitado. Então os chefes dos sacerdotes resolveram matar Lázaro também; pois, por causa dele, muitos judeus estavam abandonando os seus líderes e crendo em Jesus.

Comentário do Evangelho

A ceia é sempre ocasião de confraternização e alegria

O início do ministério de Jesus é marcado por uma festa de casamento, em Caná da Galileia, na qual a alegria é partilhada na mesa, com comidas e bebidas. Agora, o fim deste ministério é marcado por duas ceias (deipnon, em Jo 12,2 e Jo 13,2.4): esta em Betânia e outra, a ceia Pascal, em Jerusalém. A ceia é sempre ocasião de confraternização e alegria. Esta ceia em Betânia acontece na casa, ambiente das novas comunidades que se articulam em torno do amor. É a casa dos três irmãos: Maria, Marta e Lázaro. É um ambiente vital, onde a amizade e o amor fluem na espontaneidade da flor que desabrocha. A comunidade celebra a vida que Jesus lhe comunica. Completam-se o serviço de Marta e o amor de Maria. Em contraponto está presente Judas, que se isola diante deste ambiente de comunicação e vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário