terça-feira, 2 de março de 2010

No cume de todas as referências, o Mestre!


Leitura Orante

Mt 23,1-12

Então Jesus falou à multidão e aos seus discípulos. Ele disse:
- Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para explicar a Lei de Moisés. Por isso vocês devem obedecer e seguir tudo o que eles dizem. Porém não imitem as suas ações, pois eles não fazem o que ensinam. Amarram fardos pesados e os põem nas costas dos outros, mas eles mesmos não os ajudam, nem ao menos com um dedo, a carregar esses fardos. Tudo o que eles fazem é para serem vistos pelos outros. Vejam como são grandes os trechos das Escrituras Sagradas que eles copiam e amarram na testa e nos braços! E olhem os pingentes grandes das suas capas! Eles preferem os melhores lugares nos banquetes e os lugares de honra nas sinagogas. Gostam de ser cumprimentados com respeito nas praças e de ser chamados de "mestre". Porém vocês não devem ser chamados de "mestre", pois todos vocês são membros de uma mesma família e têm somente um Mestre. E aqui na terra não chamem ninguém de pai porque vocês têm somente um Pai, que está no céu. Vocês não devem também ser chamados de "líderes" porque vocês têm um líder, o Messias. Entre vocês, o mais importante é aquele que serve os outros. Quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido.

Comentário do Evangelho

Nas comunidades dos discípulos não se disputam méritos

Temos neste texto uma série de denúncias da prática dos escribas e dos fariseus.
Mateus reúne palavras proferidas por Jesus em seu tempo e as aplica ao contexto de suas comunidades na década dos anos oitenta. Na história de Israel vários profetas denunciaram os abusos e a corrupção dos chefes religiosos.
Os fariseus carregam fardos pesados. Jesus oferece o seu jugo suave e leve. Eles agem para serem vistos e querem receber títulos que lhes dão status social. Jesus propõe a discrição, "que sua mão esquerda não saiba o que a direita faz". Nas comunidades dos discípulos não se disputam méritos, mas vive-se a alegria do serviço e da partilha, na humildade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário