quarta-feira, 31 de março de 2010

Compartilhar o destino de Jesus

Mt 26,14-25

Então um dos doze discípulos, chamado Judas Iscariotes, foi falar com os chefes dos sacerdotes. Ele disse:
- Quanto vocês me pagam para eu lhes entregar Jesus?
E eles lhe pagaram trinta moedas de prata.
E daí em diante Judas ficou procurando uma oportunidade para entregar Jesus.
No primeiro dia da Festa dos Pães sem Fermento, os discípulos chegaram perto de Jesus e perguntaram:
- Onde é que o senhor quer que a gente prepare o jantar da Páscoa para o senhor?
Ele respondeu:
- Vão até a cidade, procurem certo homem e digam: "O Mestre manda dizer: A minha hora chegou. Os meus discípulos e eu vamos comemorar a Páscoa na sua casa."
Os discípulos fizeram como Jesus havia mandado e prepararam o jantar da Páscoa.
Quando anoiteceu, Jesus e os doze discípulos sentaram para comer. Durante o jantar Jesus disse:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: um de vocês vai me trair.
Eles ficaram muito tristes e, um por um, começaram a perguntar:
- O senhor não está achando que sou eu; está?
Jesus respondeu:
- Quem vai me trair é aquele que come no mesmo prato que eu. Pois o Filho do Homem vai morrer da maneira como dizem as Escrituras Sagradas; mas ai daquele que está traindo o Filho do Homem! Seria melhor para ele nunca ter nascido!
Então Judas, o traidor, perguntou:
- Mestre, o senhor não está achando que sou eu; está?
Jesus respondeu:
- Quem está dizendo isso é você mesmo.

Comentário do Evangelho

Jesus liberta os sofredores e oprimidos

A liturgia da Semana Santa, com um estilo teatral, faz memória dos últimos dias de Jesus, em Jerusalém, realçando a paixão. Um dos destaques é a traição de Judas. Na tradição da paixão, conforme a religião sacrifical do Judaísmo, o sofrimento é interpretado como parte do plano salvífico de Deus. Atentos à prática de Jesus, vemos que sua vida foi toda dedicada à libertação dos sofredores e oprimidos. Em consequência foi perseguido até a morte. Tanto o sofrimento das multidões de excluídos como o de Jesus resultam do sistema opressor sob controle de minorias, que até cooptam pessoas como Judas. A vida de Jesus revela isso com clareza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário