segunda-feira, 15 de março de 2010

Confiança em Jesus

Jo 4,43-54

Depois de ficar dois dias ali, Jesus foi para a região da Galiléia. Pois, como ele mesmo disse: "Um profeta não é respeitado na sua própria terra." Quando chegou à Galiléia, os moradores dali o receberam bem. É que eles tinham ido à Festa da Páscoa, em Jerusalém, e tinham visto tudo o que Jesus havia feito lá.
Jesus voltou a Caná da Galiléia, onde havia transformado água em vinho. Estava ali um alto funcionário público que morava em Cafarnaum. Ele tinha em casa um filho doente. Quando ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judéia para a Galiléia, foi pedir a ele que fosse a Cafarnaum e curasse o seu filho, que estava morrendo. Jesus disse ao funcionário:
- Vocês só crêem quando vêem grandes milagres!
Ele respondeu:
- Senhor, venha depressa, antes que o meu filho morra!
- Volte para casa! O seu filho vai viver! - disse Jesus.
Ele creu nas palavras de Jesus e foi embora. No caminho encontrou-se com os seus empregados, que disseram:
- O seu filho está vivo!
Então ele perguntou a que horas o filho havia começado a melhorar. Os empregados responderam:
- Ontem, à uma da tarde, a febre passou.
Aí o pai lembrou que havia sido naquela mesma hora que Jesus tinha dito: "O seu filho vai viver." Então ele e toda a família creram em Jesus.
Esse foi o segundo milagre que Jesus fez depois de ter ido da Judéia para a Galiléia.

Comentário do Evangelho
Carência transformada em vida abundante

A Galileia é o espaço central do ministério de Jesus. Aí se misturam gentios e descendentes de colonos e comerciantes judeus. Este segundo sinal se dá estando Jesus em Caná, como nas bodas no primeiro sinal. Caná só é mencionada por João. É a cidade de Natanael, que também só aparece em João. "Sinais" e "prodígios" são censurados por Jesus. O conteúdo da narrativa não é o registro de nenhuma dimensão prodigiosa de Jesus. É o destaque da confiança no seu amor e na sua palavra, o que faz passar da morte para a vida. Jesus não apresenta manifestações externas, prodigiosas e ostensivas de poder, mas age amorosamente, tocando os corações e comunicando-lhes a vida que permanece para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário