segunda-feira, 8 de março de 2010

Nenhum profeta é bem recebido

Leitura Orante.
Lc 4,24-30

E continuou:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra. Eu digo a vocês que, de fato, havia muitas viúvas em Israel no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e meio, e houve uma grande fome em toda aquela terra. Porém Deus não enviou Elias a nenhuma das viúvas que viviam em Israel, mas somente a uma viúva que morava em Sarepta, perto de Sidom. Havia também muitos leprosos em Israel no tempo do profeta Eliseu, mas nenhum deles foi curado. Só Naamã, o sírio, foi curado.
Quando ouviram isso, todos os que estavam na sinagoga ficaram com muita raiva. Então se levantaram, arrastaram Jesus para fora da cidade e o levaram até o alto do monte onde a cidade estava construída, para o jogar dali abaixo. Mas ele passou pelo meio da multidão e foi embora.

Comentário do Evangelho

Deus aí está

Evangelho de hoje dá continuidade à narrativa da ida de Jesus a uma sinagoga, em Nazaré, onde ele se proclama como aquele que vem comunicar a Boa-Nova do amor de Deus aos pobres, libertando os oprimidos e acolhendo e restaurando a dignidade dos pequeninos, excluídos e humilhados. Os fiéis da sinagoga, com sua expectativa de um messias poderoso, desprezam Jesus. Então, citando o dito de que nenhum profeta é bem recebido em sua própria terra, Jesus lembra os profetas Elias e Eliseu, do antigo Israel, que foram enviados a dois gentios: a viúva de Sarepta e o sírio Naamã. Com isto, Jesus referenda seu ministério dirigido aos gentios.
Apesar da multidão furiosa que queria lançá-lo morro abaixo, Jesus continua seu caminho do anúncio do Reino de Deus, que já está presente no mundo novo. Onde se vive a fraternidade, a justiça, a partilha, no amor,
Deus aí está.

Nenhum comentário:

Postar um comentário