sexta-feira, 19 de março de 2010

O justo José

Mt 1,16.18-21.24a ou Lc 2,41-51a

Jacó foi pai de José, marido de Maria, e ela foi a mãe de Jesus, chamado Messias. O nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, a sua mãe, ia casar com José. Mas antes do casamento ela ficou grávida pelo Espírito Santo. José, com quem Maria ia casar, era um homem que sempre fazia o que era direito. Ele não queria difamar Maria e por isso resolveu desmanchar o contrato de casamento sem ninguém saber. Enquanto José estava pensando nisso, um anjo do Senhor apareceu a ele num sonho e disse:
- José, descendente de Davi, não tenha medo de receber Maria como sua esposa, pois ela está grávida pelo Espírito Santo. Ela terá um menino, e você porá nele o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos pecados deles. Quando José acordou, fez o que o anjo do Senhor havia mandado e casou com Maria.

Comentário do Evangelho

O nascimento de Jesus

O nascimento de Jesus é precedido do anúncio do anjo em Mateus e em Lucas. Em Lucas o anúncio é feito a Maria. Em Mateus o anjo do Senhor aparece em sonho a José "filho de Davi". Através de José, Mateus tem a intenção teológica de demonstrar a origem davídica de Jesus, e assim elabora a genealogia com a qual abre seu Evangelho. Jesus é o Messias (Cristo) dos judeo-cristãos para quem Mateus escreve. Temos aqui uma tipologia: o justo José é o protótipo dos israelitas sinceros. Em Maria vemos as novas comunidades nas quais Jesus é gerado. Para aqueles israelitas surge a suspeita de infidelidade destas comunidades. A situação é esclarecida pelo anjo do Senhor: o novo que é gerado é obra de Deus. Os israelitas são convidados a aderirem às novas comunidades para receberem Jesus salvador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário