quarta-feira, 10 de março de 2010

Jesus e a lei: nova justiça

Sentido completo da Lei: o amor

Mt 5,17-19

- Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu sentido completo. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: enquanto o céu e a terra durarem, nada será tirado da Lei - nem a menor letra, nem qualquer acento. E assim será até o fim de todas as coisas. Portanto, qualquer um que desobedecer ao menor mandamento e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado o menor no Reino do Céu. Por outro lado, quem obedecer à Lei e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado grande no Reino do Céu.

Comentário do Evangelho

Mateus escreve para comunidades de judeo-cristãos. Aí se encontravam discípulos oriundos do Judaísmo e do mundo gentílico. Mateus busca a visão conciliadora entre ambos. Os discípulos oriundos do Judaísmo, dominados pela ideologia do messias davídico que haveria de vir, glorioso e poderoso, fizeram uma inculturação de Jesus de Nazaré nos moldes de sua cultura religiosa. Contudo, na comunidade havia aqueles que criam que Jesus viera para "abolir (kataluô, no grego) a Lei e os Profetas". O próprio João Batista já significara uma ruptura com a Lei e o Templo. Nas comunidades circulava a tradição da parábola de Jesus sobre a impossibilidade de colocar remendo novo em pano velho. Eram também guardadas as palavras de Jesus, no fim de seu ministério, sobre a demolição (kataluô) do Templo. Aqui, além do prenúncio histórico, pode-se perceber a alusão à demolição, pedra sobre pedra, da ideologia do Templo arraigada na mente dos discípulos.
A menção da Lei e dos mandamentos do Reino, nesta passagem, é uma introdução às seis antíteses entre a Lei e o Reino de Deus, que se seguirão: "Ouvistes que foi dito aos antigos [.]. Eu porém vos digo [.]"

Nenhum comentário:

Postar um comentário