sexta-feira, 26 de março de 2010

Firmes na proposta de Jesus

Jo 10,31-42

Então eles tornaram a pegar pedras para matar Jesus. E ele disse:
- Eu fiz diante de vocês muitas coisas boas que o Pai me mandou fazer. Por causa de qual delas vocês querem me matar?
Eles responderam:
- Não é por causa de nenhuma coisa boa que queremos matá-lo, mas porque, ao dizer isso, você está blasfemando contra Deus. Pois você, que é apenas um ser humano, está se fazendo de Deus.
Então Jesus afirmou:
- Na Lei de vocês está escrito que Deus disse: "Vocês são deuses." Sabemos que as Escrituras Sagradas sempre dizem a verdade, e sabemos que, de fato, Deus chamou de deuses aqueles que receberam a sua mensagem. Quanto a mim, o Pai me escolheu e me enviou ao mundo. Então por que vocês dizem que blasfemo contra Deus quando afirmo que sou Filho dele? Se não faço o que o meu Pai manda, não creiam em mim. Mas, se eu faço, e vocês não crêem em mim, então creiam pelo menos nas coisas que faço. E isso para que vocês fiquem sabendo de uma vez por todas que o Pai vive em mim e que eu vivo no Pai.
A essa altura tentaram novamente prendê-lo, mas Jesus escapou das mãos deles.
Ele voltou de novo para o lado leste do rio Jordão, foi para o lugar onde João Batista tinha batizado antes e ficou lá. E muita gente ia vê-lo, dizendo:
- João não fez nenhum milagre, mas tudo o que ele disse sobre Jesus é verdade.
E naquele lugar muita gente creu em Jesus.

Comentário do Evangelho

Encerram os embates entre Jesus e os judeus

Este episódio encerra os embates entre Jesus e os judeus, com uma ruptura. Os judeus já não se preocupam mais em condenar Jesus pelas frequentes violações da Lei com suas boas obras. A condenação maior, agora, decorre da declaração de Jesus de ser Filho de Deus. Para eles Jesus merece ser apedrejado. Não está de acordo com sua Lei. É o que acontece com todo aquele que vê Deus como legislador poderoso, com sua elite protegida, e não vê o Deus todo amoroso e misericordioso, acolhedor dos pobres e oprimidos. Jesus dirige-se aos judeus referindo-se à "vossa Lei". Não a reconhece como sua Lei. Então retira-se para o outro lado do Jordão, em território gentílico. Aí muitos passam a crer nele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário