segunda-feira, 1 de março de 2010

Experimentar o amor misericordioso de Deus

Lc 6,36-38

Tenham misericórdia dos outros, assim como o Pai de vocês tem misericórdia de vocês.
- Não julguem os outros, e Deus não julgará vocês. Não condenem os outros, e Deus não condenará vocês. Perdoem os outros, e Deus perdoará vocês. Dêem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos. A mesma medida que vocês usarem para medir os outros Deus usará para medir vocês.

Comentário do Evangelho

Perdão e reconciliação

Lucas, em seu Evangelho, caracteriza-se pelo destaque que dá à misericórdia de Deus, revelada em Jesus.
No bojo do conjunto de sentenças proclamadas por Jesus após a proclamação das bem-aventuranças, encontramos: "Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso".
É como que uma grande síntese do Evangelho. Primeiramente, temos aí a revelação da face do Pai: a misericórdia. É a expressão mais plena do amor. Amar apenas os amigos não esgota o amor. O amor pleno é misericordioso, envolvendo também os desprezados e os inimigos. Em segundo lugar, temos aí o grandioso compromisso que nos é proposto: buscarmos o nosso modelo de vida no Pai. E o Pai se revela a nós em Jesus. Quem vê Jesus vê o Pai.
O amor misericordioso remove qualquer julgamento de vingança, superioridade, desprezo ou condenação para com qualquer pessoa. O resultado é o ato de perdão e de reconciliação. Ao fazermos nossa oração do "Pai-Nosso", estamos nos comprometendo diante de Deus em perdoar. "Dai e vos será dado" é o oposto da proposta da sociedade de mercado, em que o lema é tirar o que puder dos mais fracos e dos pobres. O amor misericordioso é o perder a vida para os projetos de sucesso e enriquecimento desta sociedade, para encontrá-la na comunhão de vida com todos os amados por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário