quinta-feira, 18 de março de 2010

As obras de Jesus são as obras do Pai

Jo 5,31-47

- Se eu dou testemunho a favor de mim mesmo, então o que digo não tem valor. Mas existe outro que testemunha a meu favor, e eu sei que o que ele diz a respeito de mim é verdade. Vocês mandaram fazer perguntas a João, e o testemunho que ele deu é verdadeiro. Eu não preciso que ninguém dê testemunho a meu favor, mas digo essas coisas para que vocês sejam salvos.
- João era como uma lamparina que estava acesa e brilhava, e por algum tempo vocês se alegraram com a luz dele. Mas eu tenho um testemunho a meu favor ainda mais forte do que o que João deu: são as coisas que eu faço, as quais o meu Pai me mandou fazer. Elas dão testemunho a favor de mim e provam que o Pai me enviou. Também o Pai, que me enviou, testemunha a meu favor. Vocês nunca ouviram a voz dele, nem viram o seu rosto. As palavras dele não estão no coração de vocês porque vocês não crêem naquele que ele enviou. Vocês estudam as Escrituras Sagradas porque pensam que vão encontrar nelas a vida eterna. E são elas mesmas que dão testemunho a meu favor. Mas vocês não querem vir para mim a fim de ter vida.
- Eu não procuro ser elogiado pelas pessoas. Quanto a vocês, eu os conheço e sei que não amam a Deus com sinceridade. Eu vim com a autoridade do meu Pai, e vocês não me recebem. Quando alguém vem com a sua própria autoridade, esse vocês recebem. Como é que vocês podem crer, se aceitam ser elogiados pelos outros e não tentam conseguir os elogios que somente o único Deus pode dar? Não pensem que sou eu que vou acusá-los diante do Pai; quem vai acusá-los é Moisés, que é aquele em quem vocês confiam. Se vocês acreditassem em Moisés, acreditariam também em mim, pois ele escreveu a meu respeito. Mas, se vocês não acreditam no que ele escreveu, como vão acreditar no que eu digo?

Comentário do Evangelho
A partir de Cristo


João Batista deu o testemunho da verdade. Abriu o caminho do batismo da conversão à prática da justiça, a favor da vida. Jesus, movido pelo Espírito, assumiu este caminho e, através de suas próprias obras, proclamou-o como o caminho da perfeição que confere a vida eterna. Os chefes judeus rejeitaram a palavra viva de Deus, fechando-se na letra morta das Escrituras, pensando encontrar ali a vida eterna. A vida eterna é encontrada em Jesus, em sua prática e no seu seguimento. As obras de Jesus, que são as obras do Pai, são a comunicação de vida a todos os homens e mulheres, em todos os povos, promovendo a liberdade e a dignidade, removendo toda e qualquer exclusão. Nesta prática de Jesus e dos discípulos, em todos os tempos, Deus é glorificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário