sexta-feira, 12 de março de 2010

Quem ama a Deus, ama o próximo e a si mesmo



Leitura Orante

Mc 12,28b-34

Um mestre da Lei que estava ali ouviu a discussão. Viu que Jesus tinha dado uma boa resposta e por isso perguntou:
- Qual é o mais importante de todos os mandamentos da Lei?
Jesus respondeu:
- É este: "Escute, povo de Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças." E o segundo mais importante é este: "Ame os outros como você ama a você mesmo." Não existe outro mandamento mais importante do que esses dois.
Então o mestre da Lei disse a Jesus:
- Muito bem, Mestre! O senhor disse a verdade. Ele é o único Deus, e não existe outro além dele. Devemos amar a Deus com todo o nosso coração, com toda a nossa mente e com todas as nossas forças e também devemos amar os outros como amamos a nós mesmos. Pois é melhor obedecer a estes dois mandamentos do que trazer animais para serem queimados no altar e oferecer outros sacrifícios a Deus.
Jesus viu que o mestre da Lei tinha respondido com sabedoria e disse:
- Você não está longe do Reino de Deus.
Depois disso ninguém tinha coragem de fazer mais perguntas a Jesus.

Comentário do Evangelho

O principal mandamento

Quem se aproxima de Jesus é um escriba que reconheceu que Jesus respondera bem aos saduceus sobre a questão da ressurreição. A partir da pergunta do escriba sobre o primeiro dos mandamentos, é estabelecido um diálogo aparentemente harmonioso entre ambos. Até então os diálogos entre Jesus e os escribas eram conflitivos, marcados por maliciosas perguntas que faziam a Jesus para condená-lo em alguma palavra sua. No diálogo, o escriba e Jesus se complementam na resposta. São dois os maiores mandamentos, inseparáveis: Amar a Deus de todo o coração e amar o próximo como a si mesmo. Jesus reconhece a veracidade do escriba, mas coloca uma sutil restrição ao afirmar que ele não está longe do Reino de Deus. O passo decisivo, conforme Jesus afirma no Evangelho de Lucas, é partilhar as riquezas com os pobres e seguir a Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário