segunda-feira, 22 de março de 2010

O testemunho de Jesus é o testemunho do Pai

Jo 8,12-20

De novo Jesus começou a falar com eles e disse:
- Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida.
Os fariseus disseram a Jesus:
- Agora você está falando a favor de você mesmo. Por isso o que você diz não tem valor.
Jesus respondeu:
- Embora eu esteja falando a favor de mim mesmo, o que digo tem valor porque é a verdade. Pois eu sei de onde vim e para onde vou, mas vocês não sabem de onde vim, nem para onde vou. Vocês julgam de modo puramente humano; mas eu não julgo ninguém. E, se eu julgar, o meu julgamento é verdadeiro porque não julgo sozinho, pois o Pai, que me enviou, está comigo. Na Lei de vocês está escrito que, quando duas testemunhas concordam, o que dizem é verdade. Eu dou testemunho a respeito de mim mesmo, e o Pai, que me enviou, também dá testemunho a meu respeito.
- Onde está o seu pai? - perguntaram.
Jesus respondeu:
- Vocês não me conhecem e também não conhecem o meu Pai. Se, de fato, me conhecessem, conheceriam também o meu Pai.
Jesus disse essas coisas quando estava ensinando no pátio do Templo, perto da caixa das ofertas. Ninguém o prendeu porque ainda não tinha chegado a sua hora.

Comentário do Evangelho
"Quem me segue" - "ir atrás de Jesus"

Nesta narrativa, João apresenta o auge do conflito de Jesus com os fariseus, em um diálogo com acentuada agressividade. Nesta festa das Tendas, durante a qual Jesus estava presente, eram acendidas grandes lanternas: a luz simbolizava a era messiânica, na qual não haveria mais distinção entre o dia e a noite (Zc 14,6-8). Jesus identifica-se com esta luz que vem para todo o mundo e não apenas para Israel. O testemunho de Jesus, que é o testemunho do Pai, é contestado pelos fariseus, apegados ao Templo e seu tesouro. Segue-se um diálogo agressivo, com o mesmo tema do diálogo amistoso entre Jesus e Filipe, que ocorrerá após a última ceia (14,8-9): quem conhece Jesus conhece o Pai, o que escandalizava os judeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário